Os tipos de borracha para revestimento de cilindro
Os tipos de borracha para revestimento de cilindro
O cilindro de borracha é um equipamento roliço responsável por transmitir movimento, seja a outro rolo ou a algum material por meio da tração. É amplamente aplicado em setores da indústria como: produção de embalagens, plástico, móveis, couro, em gráficas, siderúrgicas e etc.
O processo de revestimento do cilindro é realizado para impedir a deterioração de um rolo, evitar manutenções constantes, proteger áreas específicas, garantir maior durabilidade as peças e etc. Pode ser realizado com uma ampla variação de borrachas. Sendo assim, a Flexi Revestimentos separou todos os materiais usados e como funciona o revestimento de cada um, para que você fique por dentro de todo o processo.
Revestimento em borracha natural – esse método é um dos mais procurados por conta de suas vantagens como resistência à abrasão e grande elasticidade. Além disso, o elemento natural proporciona uma capacidade alta de resistir à deformação e ao alongamento. Suporta uma variedade de temperatura (-50ºC até 80º C).
Revestimento em etileno propileno (EPDM) – é um material altamente versátil e com características importantes como a faixa de dureza que varia de 30 a 90 shore A. Suporta também o contato com elementos abrasivos sem sofrer danificações, resiste ao envelhecimento gerado pelo calor, suporta ácidos, álcalis e solventes polares sem perder a qualidade.
Revestimento em borracha nitrílica – a borracha nitrílica de alta qualidade é um material com grande resistência e que suporta diferentes níveis de temperatura de trabalho (-50ºC até 90ºC) e tem grande facilidade a abrasão. É a melhor opção para máquinas de rolos gráficos, máquinas têxteis, esteiras e aquelas que possuem contato com alimentos.
Revestimento em neoprene – é indicado para equipamentos que exijam alta resistência à abrasão, ruptura e ácidos diluídos. Tem capacidade de adaptação a variações de temperaturas entre -40ºC e 100ºC. Apresenta resistência ao contato com petróleo e alguns de seus derivados como água e óleos. É ideal para rolos de máquinas extrusoras, plastificadoras e que fiquem expostos ao tempo ou a incidência de ozônio.
Revestimento em silicone – utilizado principalmente para revestir equipamento de máquinas hot stamping, de camisas para tratamento corona e em seladoras, esse tipo é muito eficiente e adere bem ao tecido. É muito bom em altas temperaturas e não apresenta deformações.
Revestimento em estireno butadieno (SBR) – capaz de resistir ao contato com elementos abrasivos, evita danificações, rasgamentos e alongamentos. Conta com uma faixa de dureza que varia de 20 a 90 shore A e sua temperatura de trabalho vai de -50ºC até 80ºC.
Revestimento em poliuretano – muito utilizado em siderurgia, movimentação, gráfico, embalagens e descartáveis, o poliuretano é um polímero com resistência à abrasão, rasgamento, deformação e ao alongamento. Sua faixa de dureza vai de 30 a 100 shore A e a temperatura de trabalho de -30ºC até 70ºC.